Curso presencial

PÓS em Direito Empresarial


As questões que se apresentam no cotidiano da advocacia empresarial nem sempre podem ser suficientemente respondidas com o arcabouço obtido na graduação em Direito e requerem forte articulação de saberes de diversas áreas do direito.

A praxe negocial se revela multidisciplinar e requer habilidades para lidar, de forma orgânica, com as diversas circunstâncias da vida de uma empresa, que atravessam os momentos de sua constituição, desenvolvimento, crises e eventual extinção.

O curso de Pós-Graduação em Direito Empresarial proporciona ao aluno aprofundar as bases teóricas em contratos empresariais, direito societário, direito tributário e direito do trabalho, além de direito do consumidor, direito ambiental e contencioso empresarial, a partir de recortes disciplinares não tradicionais desses temas e problematizando o aprendizado por meio do exame de questões relevantes e situações concretas recorrentes da prática empresarial para se atuar na área de direito dos negócios.

Objetivos

O objetivo principal da Pós-Graduação em Direito Tributário é favorecer a imersão completa do aluno em questões práticas e atuais que envolvem o direito tributário, oferecendo amplo repertório teórico que lhe proporcione perspectiva integrada da incidência de tributos sobre as mais diversas atividades empresariais a partir de uma visão global, estratégica e preocupada em incrementar capacidades analíticas e argumentativas.

Também é objetivo do curso propiciar ao aluno instrumentos para tomada de decisão que ultrapassem as fronteiras da disciplina tributária e que exercitem a interface com outros saberes jurídicos e não jurídicos, tais como finanças públicas, contabilidade, negociação, direito societário, mercado financeiro e de capitais, direito do trabalho e direito previdenciário.


Público-alvo

Bacharéis em direito, contadores, administradores de empresas e profissionais com experiência em empresas de natureza diversa, escritórios de advocacia ou departamentos jurídicos de empresas que necessitam de embasamento técnico-jurídico nesta área com vistas à orientação de clientes e tomada de decisões


Certificação

A avaliação de aprendizagem tem papel fundamental para o processo de reconstrução de conhecimentos pelos alunos, por isso, cada disciplina tem um instrumento avaliativo diferente. As avaliações construídas pelos professores possuem questões que abordam a aplicabilidade dos conceitos trabalhados em sala a contextos empresariais. Os instrumentos de avaliação utilizados visam não apenas apoiar o diagnóstico do aprendizado como também servir como reflexão para os alunos quanto à prática dos conceitos a fim de capacitá-los para melhores tomadas de decisão como executivos.


DISCIPLINAS DO CURSO:
• Fundamentos de contabilidade
  Carla Campos Moreira Sanson

• Técnicas de negociação para advogados
  Denise Almeida de Andrade

• Finanças corporativas
  Hsia Hua Sheng

• Fundamentos dos contratos empresariais e organização contratual da empresa
  Vivianne Ferreira Mese

• Meios extrajudiciais de resolução de litígios empresariais
  Rodolfo da Costa Manso Real Amadeo

• Estrutura dos contratos empresariais
  Giancarllo Melito

• Fundamentos de direito societário
  Renato Vilela

• Contratos e exercício da atividade empresarial
  Thiago do Amaral Santos

• Sociedades anônimas
  Renato Vilela

• Fundamentos de direito tributário
  Camila Gomes de Mattos Campos Vergueiro

• Fundamentos de direito do trabalho
  Renata Orsi Bulgueroni

• Tributação dos negócios empresariais
  Fábio Pereira da Silva

• Direito empresarial do trabalho
  Marcos Neves Fava

• Planejamento sucessório
  Emerson Drigo da Silva

• Direito do consumidor: comércio, contratos e práticas empresariais
  Fernando Büscher von Teschenhausen Eberlin

• Direito do consumidor: responsabilidade civil e modelos de negócios contemporâneos
  Fernando Büscher von Teschenhausen Eberlin

• Direito ambiental
  Pilar Carolina Villar

• Litígios empresariais
  João Eberhardt Francisco


Metodologia

O curso tem por objetivo estimular a reconstrução do conhecimento por meio da abordagem integrada entre teoria e prática, em consonância com os contextos econômicos, sociais e regionais onde os cursos são ministrados.

Os conteúdos das disciplinas são agrupados por eixos temáticos que visam a atingir objetivos de aprendizagem específicos, alinhado ao desenvolvimento de competências necessárias à prática profissional de seus alunos.

Para apoiar a base teórica das aulas presenciais, os cursos contam com suporte de um ambiente virtual de aprendizagem, o eClass, no qual o aluno pode acessar, a qualquer momento, em seus dispositivos eletrônicos, o conteúdo das disciplinas, fazendo uso irrestrito de reconhecidas bibliotecas virtuais. Além disso, há acesso a outras ferramentas que oferecem suporte ao processo de ensino-aprendizagem e facilitam a comunicação.

As atividades práticas também podem ser desenvolvidas com apoio de estudos de casos, jogos de negócios e situação que permitem aos alunos simularem a vivência de experiências desafiadoras, encorajando-os à aplicação de seus conhecimentos na solução dos desafios propostos.


Escola de Direito de São Paulo - FGV Direito SP



O posicionamento do Brasil no rol das potências e lideranças mundiais tem levado à redefinição dos conteúdos das áreas clássicas do direito e ao surgimento de novas áreas e novos tipos de advocacia, o que torna premente a necessidade de formação de quadros profissionais que sejam, além de altamente qualificados, capazes de atuar em patamares diferenciados.

Para responder às demandas do mercado atual, os alunos da FGV DIREITO SP são preparados para atuar nas esferas públicas e privadas e para dialogar com outros campos do conhecimento, a fim de que possam influenciar positiva e profundamente o cenário jurídico no Brasil e no exterior.

No que concerne à pós-graduação, a FGV DIREITO SP busca aumentar sua inserção substantiva no mercado jurídico, tendo em mente a integração entre o direito e outros campos do conhecimento e o desenvolvimento de habilidades importantes para o desempenho das atividades profissionais de seus alunos. Seu Programa de Pós-Graduação Lato Sensu diferencia- se por dispor de grupos de pesquisa dedicados à produção de material didático e bibliográfico próprio, a fim de oferecer a seus alunos conteúdo atualizado e em consonância com as premissas da FGV DIREITO SP.

Com tais pressupostos e ações em mente, a FGV DIREITO SP pretende consolidar-se como alternativa ao modelo tradicional de ensino do Direito e manter a postura crítica sempre assumida em relação a esse campo de saber.




Tenho interesse

Preencha o formulário para receber mais informações sobre o curso:


1/3] Escolha qual "turma" possui interesse:


2/3] Marque as opções que deseja receber:


3/3] Preencha seus dados:

Nome completo *



E-mail *



Celular *



Como soube da America:



Empresa *



Nível de Cargo *



Estado *



Cidade *